01/04/2020 às 17:34

Como Organizar meu Casamento, Aniversário ou Formatura em Época de Coronavírus

685
6min de leitura

Se você está planejando seu casamento, sua formatura ou seu aniversário de XV anos e está com tudo "parado" por causa da quarentena ou com um pouco de tempo extra pelas mudanças na rotina decorrentes da pandemia do novo coronavírus, tem algumas coisas que você pode fazer para adiantar o serviço.

Por que fazer isso? Quanto mais próximo da data do evento, mais coisas para resolver - e o nervosismo aumenta para muitas pessoas, também. Sem falar que, quando tudo voltar ao normal, provavelmente a vida vai ser bem corrida - quem estuda vai ter aulas extra, quem trabalha pode ficar sobrecarregado com o acúmulo de serviços etc. Uma boa organização agora pode ser a paz de espírito de amanhã.

Então, aqui vão algumas dicas para vocês. Se UMA coisinha já ajudar, já valeu o tempo - meu, de escrever, e seu, de ler. Aceito mais sugestões!!

Planejando o meu evento em época de quarentena

O que você pode fazer?

- Revisar e finalizar a sua lista de convidados

Quem são as pessoas que vocês querem que estejam com vocês em seu dia especial? Que abraço você sente falta? Quais nomes mudaram nos últimos tempos, quem se aproximou e quem se afastou? Alguém que estava namorando não está mais ou algum solteiro agora tem companhia? Se sim, essa nova pessoa vai ser convidada? 

- Orçar os serviços que ainda não contratou

Quais são os serviços que você ainda não procurou? Por exemplo, está tudo certo com o local do evento, com a alimentação, com o fotógrafo, com a assessoria, com a música, com o som e a iluminação, com a decoração, com o celebrante, com as lembrancinhas, com os convites, com os trajes, com a maquiagem... 

Alguns profissionais têm condições especiais para a contratação durante esse período de quarentena com o pagamento adiantado. Negocie! 

Por exemplo, eu não teria problemas em oferecer uma condição de pagamento especial para quem me for me contratar agora mas está sendo afetado por essa pausa, como uma entrada simbólica e o início das parcelas para três meses depois.

- Conversar com o/a cerimonialista ou assessoria para ver o que já pode ser adiantado, como a organização dos convidados nas mesas e a ordem do protocolo

No caso de ter uma assessoria, tenho certeza que você já deve estar em boas mãos. Converse com essa pessoa para ver o que pode ser feito - ela é peça chave e pode te ajudar a maximizar o tempo e diminuir qualquer dor de cabeça. A assessoria vai te mostrar o melhor caminho, mas, por exemplo, vocês podem adiantar a organização dos convidados nas mesas - veja quantos lugares cada mesa comporta, organize as famílias ou grupos de amigos que devem ficar juntos e encaixe os outros de maneira que todos aproveitem a companhia. 

Outro elemeno que está entre os mais importantes é a ordem do protocolo - quando será a cerimônia, se vai haver dança, brinde, bolo, buquê, fotos com os convidados, miniensaio só de vocês, a que horas será a abertura da pista de dança e se alguém vai discursar, por exemplo.

Nos aniversários de 15 anos, o mesmo se aplica para o que houver: anel, valsa, dança com amigos, troca de vestidos, troca de sapato, banda, dj, fotos com os convidados, homenagens, cabine fotográfica, entrega de chinelos...

- Buscar referências de vestidos, lojas e estilistas

Se seu vestido não foi alugado/confeccionado/comprado ainda, você pode se aprofundar mais e descobrir os motivos para usar esse ou aquele tecido, corte, cor, véu, calda, tipo de mangas e bordado. 

Nos aniversários de 15 anos, muitas vezes, há dois ou três vestidos - um para as fotos com os convidados, um para o protocolo e um para a balada. 

Procure referências, entenda o que você comunica com as suas escolhas e prepare-se para encantar. 

- Elencar lugares para fazer o seu ensaio fotográfico

Se vocês farão um ensaio pré-casamento (ou pré-aniversário, ou prova de toga), discutam os lugares que podem ter a ver com vocês. Há algum espaço da família ou um local aonde gostam de ir, como uma praia ou um cantinho de vocês? Se compartilham o amor por algo, como um esporte ou a cultura do vinho, que tal incluir esse elemento no ensaio?  

- Conversar com os profissionais já contratados

TODOS fomos afetados, de uma maneira ou de outra, por essa situação. Confirme se está tudo certo com seus profissionais, se todos têm as novas datas em caso de alteração e quais os procedimentos necessários. Eu consegui reagendar todos os eventos que teria até junho. 

No meu caso, eu decidi absorver os custos para uma mudança de data e não cobrar multa dos clientes por entender que é algo inesperado e todos temos que ceder um pouco nessa hora difícil - então, basicamente, reservei duas datas pelo valor de uma. 

Faço questão de estar ao lado de quem já havia me contratado assim que tudo passar, porque tenho certeza que o sonho será realizado com ainda mais alegria e valorização.

- Fazer a lista de presentes 

Apesar de cada vez mais raras, a lista de presentes ainda é muito válida nos casamentos. 

Como muitos noivos já têm as casas montadas e moram juntos, é possível escolher como presente as cotas de Lua de Mel, ou seja, os convidados escolhem presentear com um almoço, um passeio ou até as passagens aéreas de uma viagem que os noivos pretendem fazer para celebrar a união. É uma alternativa a pedir presentes em dinheiro e aceita contribuições de todos os valores.

- Pensar em maneiras de deixar o seu casamento ou evento ainda mais único e envolvente

E se houvesse uma brincadeira no meio do casamento? Algo para envolver os convidados ou os padrinhos? Pode ser uma disputa ao passar o sapato, alguma dança, uma animação de festa, algo que o noivo pode jogar para os meninos ao invés do buquê. Pensem o que tem a cara de vocês e que pode dar um gás na galera.

- Escolher as músicas dos momentos principais do seu evento

Qual é aquele som que arrepia o corpo todo? Quais vão ser as músicas da entrada e dos momentos especiais do protocolo? Vai haver algum tipo de dança? E qual vai ser o som para abrir a pista para os convidados? No caso de formandos que podem escolher, você já tem a música com que vai receber o diploma?

- Decidir (e incrementar) as lembrancinhas

Alguns noivos são mestres na arte de fazer coisas fofas com as próprias mãos (ou tesoura, tecido e papel) e aproveitam essas habilidades para criar algo único como lembrança. 

Outros, enxergam algo feito por alguma pessoa ou empresa e têm certeza de que querem aquilo em seu evento. Outros, ainda, podem ter uma sacada como a de dar algo que mudou a sua vida, como um livro. 

Mesmo que vocês tenham tudo pronto, talvez seja possível incrementar as lembranças dos convidados. Que encantador seria ter um bilhete personalizado, para cada um, em sua mesa, agradecendo pela presença e dizendo os motivos pelos quais eles foram escolhidos para compartilhar esse momento único na vida de vocês? 

- NÃO degustar doces hahaha

Em tempos de quarentena, com a quantidade de exercícios reduzidas, é melhor evitar os doces. Redirecione as degustações para o meu endereço que eu faço esse favor e opino nas melhores opções hahahah

(Não podemos perder o humor, né?)

Seja você meu cliente ou não, ou colega fotógrafo ou fornecedor, se você está nervoso ou quer falar sobre tudo que estamos passando e eu puder te ajudar de alguma maneira, me dá um alô que vai ser um prazer conversarmos. 

Mas, sério, se puder, use esse tempo para adiantar o planejamento do seu evento. Pode ser bom pensar em coisas boas e em como vai ser alegre esse reencontro.

Se você ainda não tem fotógrafo, por favor, me manda a data do seu evento, para ver se tenho disponibilidade, e como posso te ajudar. Tenho certeza que vai ser lindo fazer parte disso!

Dê uma olhada aqui se quiser ver alguns casamentos completos, para se inspirar.

Fiquem bem, em casa, se possível, e planejem com carinho esse momento que VAMOS FAZER VALER MUITO A PENA A ESPERA!

01 Abr 2020

Como Organizar meu Casamento, Aniversário ou Formatura em Época de Coronavírus

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Gostaria de perguntar algo diretamente ao fotógrafo?
Logo do Whatsapp